GIFORDIC

Grupo de estudos e pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural

Bem-vindo ao site do GIFORDIC - Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural! Aqui, professores(as) pesquisadores(as) encontram acolhida para pesquisas, discussões e trocas que envolvam as mais diversas temáticas sobre as infância(s) em relação com: o direito à cidade, práticas educativas em instituições de Educação Infantil, formação de professoras(es) da(s) infância(s) e questões étnico raciais.

 

BIOGRAFIA

O GIFORDIC - Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infâncias, Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural, constituído desde 2009, vem buscando investigar à luz da Sociologia da Infância a pluralidade e a heterogeneidade que constituem a(s) infância(s) contemporânea(s), principalmente àquelas que são usuárias dos equipamentos coletivos de Educação Infantil, inseridas em redes educacionais públicas e/ou comunitárias. O trabalho que vimos desenvolvendo no grupo de pesquisa tem sido, sobretudo, os estudos sobre os limites e as possibilidades político-epistêmicas da pesquisa com crianças, sobre o protagonismo e a participação infantil, sobre a formação de professoras(es) da(s) infância(s), na afirmação do conceito de professora-pesquisadora, e sobre os espaços e tempos da educação da pequena infância. Nosso grupo é constituído por professoras doutoras do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores (FFP-UERJ) e do programa de mestrado em educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, por professoras doutorandas, professoras mestres e mestrandas de redes de ensino de Educação Infantil e por estudantes de iniciação científica dos cursos de graduação da FFP-UERJ.

20181219_214558.jpg
 
 
Books

ATIVIDADES DO GRUPO

Experiências compartilhadas

GIFORDIC, desde o início de sua carreira acadêmica, comprometeu-se em deixar uma marca em sua área, descobrindo novas ideias que levam a conceitos contemporâneos. Seu amplo portfólio de publicações apresentado abaixo destaca a experiência que inspira outros em seu campo.

 

16 de abril de 2019

Apresentamos o nosso 1º Colóquio com a Profª. Drª. Maria Isabel Mena Garcia, da Universidade Nacional da Colômbia. O evento aconteceu na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e contou com a participação de estudantes da graduação. A convidada ainda fez uma fala aos estudantes do Programa de Mestrado em Educação (PPGedu) Processos Formativos e Desigualdades Sociais. O tema discutido foi "Infância e raça: aproximações e questões de pesquisa entre Colômbia e Brasil".

25 de abril de 2019

O 2º Colóquio aconteceu com o apoio com a Subsecretaria Municipal de Educação Infantil e Inclusão de São Gonçalo, no Teatro Carequinha, localizado na Escola Municipal Ernani Faria. A presença da Profª. Drª. Ana Lúcia Goulart de Faria, da UNICAMP, trouxe para várias professoras de Educação Infantil da rede importantes contribuições a respeito de concepções de infâncias e criança, sem as quais as reflexões sobre o tema "Políticas para Educação Infantil no Brasil: resistências em tempos de barbárie" poderiam ser complexificadas.

28 de maio de 2019

O 3º Colóquio conta a participação especial do Prof. Dr. Ricardo Santori, do Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), em um encontro interdisciplinar que teve como tema "Olha o passarinho: algumas aproximações entre o estudo dos pássaros e a pesquisa com crianças pequenas". Sua experiência em oficinas com crianças pequenas nos trouxe contribuições para pensar o olhar de alteridade que lançamos sobre as infâncias no cotidiano e, especialmente, pensando as crianças como sujeitos de pesquisa, na perspectiva de pesquisar com.

26 de junho de 2019

Como compreender a capacidade de participação política das crianças? O nosso 4º Colóquio trouxe a Profª. Ms. Marcia Mara Ramos, do MST/PROPED-UERJ, com contribuições das experiências de Movimentos Sociais, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), destacando a Marcha dos Sem Terrinha em Brasília/2018, em que as crianças reivindicavam o direito à educação em um encontro nacional que contou com 1.200 crianças participantes. Na pedagogia desse movimento diretrizes como compreensão do trabalho como constitutivo da vida, defesa da educação e saúde para a população do campo, além da economia de agricultura familiar e sem agrotóxicos, são escolhas político-epistêmicas da educação das crianças.

18 de setembro de 2019

Nosso 5º Cóloquio trouxe a Profª Ms. Vanessa Breia, do departamento de educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Dialogamos sobre as experiências de um projeto, desenvolvido em uma cidade fluminense, de intervenção com cães e crianças autistas.

01 de Julho de 2020

A primeira Live do Gifordic, aconteceu no dia 01 de julho de 2020 e teve como tema: "Conversionices - Conversas sobre o estabelecimento de vínculos e afetos com crianças pequenas e suas famílias em tempos de recolhimento social". Participaram deste encontro: Yvone Souza - Creche/Fiocruz; Carolina Alencar - Sme/Rj e Fme/Niterói e Nayara Macedo - Colégio Pedro II/CREIR

12 de Março de 2020

Nosso 7º Colóquio aconteceu no dia 12 de março de 2020 e teve como tema: "Da guerrilha urbana na Alemanha ao trabalho comunitário nas favelas de São Gonçalo."
E teve como convidado Lutz Taufer.
o 7º Colóquio aconteceu no Auditório do Bloco C FFP/UERJ.

19 de Agosto de 2020

O 8º (Web)colóquio do GIFORDIC: “Histórias e encantamentos: O papel da literatura em tempos de pandemia", aconteceu no dia 19 de agosto de 2020 e teve como convidados: Ilan Brenman e Ana Paula Venancio

27 de agosto de 2020

O lançamento da Revista e e-book do GIFORDIC "Infâncias em Debate" teve como convidadas a Professora Carmem Perez, e as Integrantes do GIFORDIC Rosana Ribeiro e Débora Assumpção.  Aconteceu por meio de live, na página do GIFORDIC no FACEBOOK, no dia 27 de agosto de 2020.

16 de Setembro de 2020

O 9º (Web)COLÓQUIO DO GIFORDIC aconteceu no dia 16 de Setembro de 2020, com o tema:  "Creches comunitárias sob fogo cruzado": a educação da pequena infância em São Gonçalo. E teve como convidadas as Professoras Beatriz Lugão ( Doutoranda em Educação - FFP/UERJ, Prof.ª da Rede Estadual/RJ e Diretora do SEPE-RJ ) e Luzinete Moreira ( Mestre em Educação, Articulação das creches comunitárias de São Gonçalo-RJ). E contou com a mediação da coordenadora  do GIFORDIC, Prof.ª Dr.ª  Maria Tereza Goudard Tavares.

21 de Outubro de 2020

10º (Web)COLÓQUIO DO GIFORDIC aconteceu no dia 21 de Outubro de 2020, com o tema:  “A Arte e a Pedagogia da Infância: preocupações cotidianas para uma educação do sensível.”   

E teve como convidadas;

Simone Bibian, Doutoranda em Educação -UFF Grupo de Pesquisa FIAR(Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte.

Profa. Dra. Adrianne Ogêda, Profa. UNIRIO, Grupos de Pesquisas: FRESTAS E GITAKA ( NINA ) Núcleo Infância, Natureza e Arte FIAR (UFF)

Profa. Michele Dantas, Mestranda em Educação - UNIRIO, Grupo de Pesquisa FRESTAS-(NINA) Núcleo Infância,Natureza e Arte SME/RJ

18 de Novembro de 2020

O 11º (Web)COLÓQUIO DO GIFORDIC aconteceu no dia 18 de Novembro de 2020, com o tema:  “Educação das Infâncias e práticas antirracistas: Professoras negras e a luta por pedagogia emancipatórias.”   

E teve como convidadas;

Camila Machado
Professora da Educação Infantil do Colégio Pedro II

Patrícia Santos
Professora Adjunta da UERJ/FFP - Departamento de Educação

e a integrante do GIFORDIC Adrielle Lisboa
Mestranda em Educação - UERJ/FFP  como mediadora.

26 de Novembro de 2020


Intercâmbio do GIFORDIC com o Laboratório de Educação e infância
Coletivo Ciranda Grupo de Pesquisa Infância,
Cidadania e Redes Educativas
UDESC
FAED
Aconteceu no dia 26 de Novembro de 2020 e teve as participações de 
Julice Dias - Laboratório de Educação e Infância / PPGE-UDESC
Aline Helena Mafra Rebelo - Laboratório de Educação e Infância
Adilson De Angelo - Laboratório de Educação e Infância.

16 de Dezembro de 2020

3º Conversionices do GIFORDIC aconteceu no dia 16 de Dezembro de 2020, com o tema:  “"Quem conta um conto, aumenta um ponto.”   

E teve como convidadas;

Lili Balonecker
Professora,poeta,atriz,feminista,ativista,contadora de histórias,escritora de livros de literatura infantil e poesia.

Heloisa Josiele Santos Carreiro
Professora da FFP-UERJ Coordenadora do COLEI

Maria José da Silva Vaz
Estudante de Pedagogia Bolsista da IC da FFP-UERJ

e teve a integrante do GIFORDIC Nayara Macedo
Mestre em Educação (UERJ - FFP)
Professora EI (CREIR-CPII), como mediadora.

Teenage Students Raising Hands

ENTRE EM CONTATO

 

Formulário de Inscrição

  • Facebook

©2019 by GIFORDIC. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now